Conhecendo as fibras têxteis

31.05.2015

 

Que tal aprendermos um pouco mais sobre os tecidos que usamos??? Vou começar explicando um pouco de cada uma das fibras têxteis!

 

 

 

Os fios que usamos hoje (não sei quanto ao futuro, talvez isso mude em um tempo bem próximo!!!) só possuem duas origens: ou são naturais ou são químicos!!! As fibras naturais são aquelas que retiramos da natureza, tendo três tipos: vegetais, animais e minerais. Já as fibras químicas passam por um longo processo para chegarem ao fio para tecermos! As fibras artificiais provém da polpa da madeira e as sintéticas são fruto do petróleo.

Mas, quais são as principais diferenças entre as fibras e os prós e contras de cada uma?

As fibras naturais podem ser dividas nas três origens como já comentei acima. Vamos entender um pouco mais de cada uma delas:

Fibras Vegetais – onde temos o nosso principal fio, o algodão! Os fios são extraídos de três origens: sementes (algodão), folhas (sisal e ráfia) e caule (meu querido linho e juta).

Fibra Animais – são os fios que provém tanto da secreção do animal (seda, no caso da lagarta) quanto do fio do animal (como a lã, tanto da cabra cashemere ou a alpaca lhama).

Fibra Mineral – são os fios metálicos, como a prata e o cobre.

 

No geral, as fibras naturais são preferidas para as roupas por terem o toque mais agradável, serem confortáveis (lembram do pijaminha???) e por permitirem o corpo respirar (alô você que possui problemas por suar muito!!!). Além disso, são mais duráveis para uso e dão mais qualidade para a peça. Porém, como nem tudo são cheiros melhores, essas peças costumam a serem mais caras e amarrotarem mais facilmente.

 

 

 

Mas, Julia... E aquela blusa linda que eu comprei naquela fast shop que diz que vai durar vinte e pouquíssimos anos? Ela foi tão baratinha!!!! Então... ela deve ser de... tchã ram ram ram ram rammmmm:  fibra sintética!!! É o quê?

 

Fibras sintéticas são fios artificiais provenientes do petróleo. Temos dois tipos de fibras sintéticas provenientes do processo químico: o fio de poliéster e o fio de acrílico. Estes dois tipos de fibras criam diversos tipos de tecidos, como o nylon e a lycra (elastano)!

Além disso, Julia, então tudo que estica é sintético? SIMMMMMMMMMMMMM!!!! Tudo que estica tem elastano, afinal tecido plano (aqueles que não estica!) pode ser de fibras naturais (que não esticam) ou de fibras sintéticas. Malha pode até ter fibras naturais (como lã), mas quase sempre são de fibras sintéticas para serem mais maleáveis! Ou seja, a maioria das peças que possuem aqueles forros que mantém a peça estruturada ou aquelas peças que esticam são de fibras sintéticas!

 

Entendemos essa parte? Agora vou te contar o problema delas... As fibras sintéticas são provenientes do petróleo assim como coisas plásticas! Sabe quando você usa algo e tem a impressão que estava envolta em um saco plástico, um plástico filme? Você estava!!! Esses tipos de fibra dificultam a respiração do corpo, não duram muito (dão bolinha logo logo) e podem dar cheirinho ruim (alô você que sua muito!)... Mas são mais baratas, secam rápido e não amassam (as mamães de plantão super agradecem)!

 

E, por último mas não menos importante, temos as fibras artificiais. São fios provenientes de processos químicos que a polpa da madeira passa, resultando em fios que, após entrelaçados, geram a viscose, o acetato e o modal (existem mais tecidos, porém esses são os mais importantes). E sim, esses tecido são bemmmm melhores do que os sintéticos, apesar de também serem gerados por processos químicos.

 

Agora, que já possuímos essas informações explicadinhas e bem entendidas, vamos lembrar de olhas as etiquetas na hora de comprar? O consumo consciente ajuda o nosso planeta e aquela peça que amamos pode durar muito mais no nosso guarda-roupa! 

 

 

 

Please reload

Julia Kreischer
consultora de estilo e compras. é apaixonada por gente, roupa, linha, agulha, acessórios e bom humor! acredita que pessoas felizes irradiam alegria!  

Consultoria de estilo e compras em niterói - RJ

SIGA
  • Facebook Social Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon
Posts recentes
  • Facebook Clean
  • Twitter Clean
  • Instagram Clean
  • YouTube Clean
  • RSS Clean

August 28, 2015

Please reload

Procure por Tags
Please reload

© 2018 por Julia Kreischer Treinamento de Estilo Pessoal-CNPJ 30.621.062/0001-81 - todos os direitos reservados