A simplicidade: o jeans

08.06.2015

O jeans é democrático, concorda? Desde a pessoa mais simples até a com mais sex appeal, todos conseguem vestir-se em um estilo incrível utilizando o jeans. Sinônimo de rebeldia, dependendo de como combinado, garante até as peças mais tradicionais um ar despretencioso...

 

Mas você sabe reconhecer os diferentes tipos lavagens de jeans e os seus nomes? 

 

 

 

Vamos começar explicando a origem do que popularmente conhecemos como jeans: são fios de algodão (podendo ser combinados com demais tipos de fios, como elastano) que são organizados em um tecido com uma padronagem que conhecemos como sarja, sendo muito resistentes e duráveis. Os primeiros jeans, bem similares aos que conhecemos hoje, foram desenvolvidos por Levi Strauss (sim, o cara que inventou o jeans foi o fundador da Levi's! Tem mais história aqui ó: http://www.levi.com.br/brasil/historia-heranca.aspx), que criou uma calça de denim para operários.

 

 

A calça de denim é aquele jeans básico, com "cor de jeans". Nenhuma lavagem especial, nenhum rasgo ou estonagem. É aquela 501 básica, bem casual.

 

As calças hoje, na moda, são calças com lavagens diversas, podendo passar por processos como o Délavé, Destroyed, Estonagem ou Resina, além de costumizações como desgastes. As modelagens de calças jeans ficarão para outro post, já que o foco hoje é o tecido!

 

O jeans Délavé é quando o denim passa pelo processo de clareamento, ou seja, aquele jeans mais clarinho. Assim, o tecido costuma ficar mais macio e combina bastante com estilos mais informais.

 

 

 

 

Outro jeans mais macio é o Destroyed, em que  o tecido entra em atrito com pedras ou por ação mecânica (tudo isso é industrial, ok?) para ter um aspecto mais envelhecido (inclusive deixando partes como os bolsos mais puídos). Esse jeans costuma ter partes mais claras, criando a diferença entre as cores.

 

 

A Estonagem é bem similar ao Destroyed, porém sem as partes puídas. É uma descoloração do jeans, criando outra peça bem mais macia que o denim puro.

 

 

E, por último, a calça resinada! É uma calça que recebe uma camada de resina por cima do denim, para preservar a roupa de perder sua coloração ou torná-la mais resistente a água ou neve. Garante um visual mais sofisticado, podendo parecer com couro quando visto de longe. 

 

 

 Espero que todo mundo tenha aprendido mais um pouco sobre as lavagens do jeans!!! 

 

Beijos

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Julia Kreischer
consultora de estilo e compras. é apaixonada por gente, roupa, linha, agulha, acessórios e bom humor! acredita que pessoas felizes irradiam alegria!  

Consultoria de estilo e compras em niterói - RJ

SIGA
  • Facebook Social Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon
Posts recentes
  • Facebook Clean
  • Twitter Clean
  • Instagram Clean
  • YouTube Clean
  • RSS Clean

August 28, 2015

Please reload

Procure por Tags
Please reload

© 2018 por Julia Kreischer Treinamento de Estilo Pessoal-CNPJ 30.621.062/0001-81 - todos os direitos reservados